Luiza Braga Miquelino da Silva Martins
Marilda Maria de Carvalho Moura
Vera Lúcia Teixeira Egídio
A elaboração
desse projeto visa uma aproximação maior entre as disciplinas estudadas
na escola com a realidade dos alunos e da comunidade; e como fazer um
bom uso das tecnologias oferecidas pela escola em prol da formação
de um cidadão ativo e consciente.
Objetivos:
Conscientizar
a comunidade escolar a não poluir o meio ambiente.
Encontrar maneiras
simples e eficazes de reciclagem;
Despertar o
interesse dos alunos pelos problemas da comunidade;
Familiarizar
os alunos com o mundo digital
Incentivar
a pesquisa e a análise de dados.
Público
alvo
O 1º Ano do
Ensino Médio (24 alunos).
Áreas estudadas
As atividades
do projeto serão realizadas nas aulas de Química, mas os conteúdos
trabalhados envolverão: Português, Química, Biologia, Matemática,
Geografia e Artes.
Duração
do projeto
Quatro meses
Procedimentos
metodológicos
Antes:
Assistir o
DVD da TV Escola : “De onde vem o plástico?” e em seguida:
“De onde vem o vidro?” com os alunos; e fazer um levantamento sobre
o que eles sabem sobre o lixo da comunidade: como a comunidade trata
o lixo, se existe coleta seletiva, qual a importância de estudar esse
assunto, o que a química tem a ver com o tema, quais as doenças provenientes
do acúmulo de lixo, o que fazer com o lixo doméstico, para onde vai
o lixo, qual é o impacto do lixo no meio ambiente...
Durante:
Os alunos serão
divididos em equipes e cada uma ficará responsável por analisar
um bairro da comunidade, sendo que o centro será dividido em duas partes
distintas. Os alunos precisam observar o que é feito do lixo provenientes
das casas do seu setor: se há coleta seletiva do lixo, quantas vezes
por semana a coleta regular é feita, se há terrenos usados irregularmente,
se o setor analisado conta com lixeiras, se já houve algum caso de
contaminação por causa do lixo, quais os tipos de lixo mais produzidos.
Com base nos
resultados, buscaremos informações relevantes na Internet.
Cada equipe pesquisará uma forma de tratamento do lixo que possa contribuir
com o meio ambiente e fará uma apresentação para as outras equipes.
Avaliação
Os alunos incorporarão
os recursos digitais em suas pesquisas e na realização de suas análises
utilizando com a ajuda das professoras:
- Editor gráfico = com ilustração do tema;
- Editor de textos = com o relatório da pesquisa;
- Planilha eletrônica = com uma tabela dos dados coletados e gráficos com o percentual das análises.
- Impress = com apresentação de slides sobre a forma de tratamento do lixo.
Olá Luiza, Marilda e Vera!
ResponderExcluirRegistramos a criação do blog. Desejamos que ele seja utilizado para divulgação de atividades que promovam a inclusão digital, enriquecendo a prática pedagógica dos educadores e favorecendo a construção de conhecimento significativo.
Parabéns pelos trabalhos desenvolvidos!
ola ...SOU UM SINPATISANTE DESTA ESCOLA,CASA DA CULTURA QUE TANTOS BENEFICIOS TEM TRASIDOS A ESTA COMUNIDADE GROTENSE,OBRIGADO SENHORES PROFESSORES..COM UM ABRACO...JOÃO ILHEU...
ResponderExcluirSOU NASCIDA NESTA TERRA E ESTOU FELIZ PELOS TRABALHOS REALIZADOS PELOS DIRETORES E PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUALDO GROTA (ANTIGO GRUPO ESCOLAR PADRE ANTONIO RIBEIRO PINTO) PARABENS PELA INICIATIVA DO PROJETO, PARA ELEVAR CONHECIMENTOS DO POVO GROTENSE. ABRAÇOS.. CECILIA DIAS BELO HORIZONTE-MG
ResponderExcluir